FANDOM

Felipe IV, conhecido como O Belo (Philippe IV le Bel, em francês) (Fontainebleau, 1268 – Fontainebleau, 29 de novembro de 1314) foi rei da França de 1285 até a sua morte. Integrante da dinastia capetiana, era filho de Isabel de Aragão e Filipe III, O Ousado. Casou-se com Joana de Navarra com quem teve sete filhos. O epíteto O Belo deve-se a sua extraordinária beleza, segundo relatos contemporâneos.

Na política internacional, foi durante o seu reinado que se iniciaram os conflitos que provocaram a Guerra dos Cem Anos. Voltou-se contra a Flandres e a Inglaterra, ocupando a Flandres em 1300. Para financiar estas guerras viu-se obrigado a recorrer a várias desvalorizações entre 1290 e 1309. Também confiscou os bens dos Lombardos em 1292 e lançou alguns impostos sobre o clero, fato que lhe causou conflitos com o papado.

Aconselhado por seus juristas, adotou, primeiro, uma política de independência em relação à Santa Sé, opondo-se a Bonifácio VIII. Durante o seu governo, aconteceu o Cisma do Ocidente, com a transferência para Avignon da residência do Papa, procurando colocar o Papado sob a dependência da França. Teve inclusivamente um violento conflito com o Papa Bonifácio VIII, a quem mandou aprisionar, vindo a ser excomungado por este várias vezes. A Santa Sé só se reconciliou com a França após o advento de Clemente V (1305).

Desejando resolver graves dificuldades financeiras, Filipe processou a Ordem dos Cavaleiros Templários, com a esperança de apoderar-se de suas riquezas. O processo terminou em 1312, com a bula do Papa francês, Clemente V, que extinguia a referida ordem religiosa. Os chefes dos templários foram mandados à fogueira, como o Grão-Mestre Jacques de Molay. Criou os Estados Gerais. Formou uma burocracia especializada em leis além de anexar territórios.

Filipe, o Belo, foi o primeiro soberano moderno, enfrentando o poder temporal da Igreja e o feudalismo. Aumentou as terras reais e, auxiliado pelos juristas P. Flote, Marigny e Nogaret, favoreceu o desenvolvimento das instituições administrativas e judiciárias.

Em 1314, sofreu uma derrame cerebral, vindo a falecer dias depois de um segundo ataque, no castelo Fontainebleau.

Também no FANDOM

Wiki aleatória