FANDOM

"Matem todos, Deus saberá quem são os seus." (monge Arnold Amaury)

A Igreja Católica sob o comando do Papa Inocêncio III, tinha se sentido ameaçado pelo grande número de pessoas que viam no catarismo um estado de espirito elevado e calmo. Apesar disso, a vasta maioria do povo permanecia fiel ao Catolicismo. Os cátaros foram recrutados basicamente entre os negociantes das cidades. Eles não eram numerosos, provavelmente constituiam apenas 5 ou 10% da população de Languedoc, mas eram ricos e poderosos. Alguns deles praticavam a agiotagem ou usura. O Conde de Toulouse, o mais importante senhor de Languedoc aderiu à causa cátara.

Os Cátaros diziam que a Igreja se corrompera desde os tempos de Constantino e rejeitavam todos os sacramentos. O Catarismo pode ser considerado uma espécie de paganismo sob uma máscara de cristianismo ou uma tentativa de volta ao critianismo primitivo, o qual se assemelha ao hinduísmo em muitos pontos.

Sendo o mundo material intrinsicamente mau, a ética cátara condenava todo o contato com a matéria. Casamento e procriação eram proibidos porque uma pessoa não deveria colaborar com a obra de Satanás, o qual seria o responsável pelo aprisionamento das almas em seus corpos. Uma vez que a morte era considerada como a libertação do espírito, o suicídio era encorajado. Eles aplicavam a "endura", ou seja essa "libertação do corpo material" aos doentes e às vezes até mesmo as crianças, para acelerar o retorno dessas almas ao céu. Os Cátaros proibiam também juramentos sob o pretexto de que não deveriamos misturar Deus aos afazeres temporais e condenavam toda a espécie de riqueza.

Em 1208, foi estipulada uma lei imposta também pela Inquisição que declarava o catarismo como herege e em 1209 foi feita a Cruzada dos Albiginese, um exército mandado para aniquilar os Cátaros em Carcassone (capital cátara) e em outros locais. Após esse acontecimento, os que sobraram passaram a praticar em segredo os seus cultos e a ter ódio da Igreja Católica, mas mesmo assim, manteram os seus princípios, liberdade de religião, pois no fim todos seriam salvos.

Também no FANDOM

Wiki aleatória